Programa de Acao 2015
Em abril de 2001, o conselho de ministros do governo federal alemão aprovou o Programa de Ação 2015, concretizando, assim, o compromisso do governo federal para com o conceito fundamental do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste programa do governo alemão consiste em contribuir para a consecução do Objetivo do Milênio das Nações Unidas que visa reduzir à metade a porcentagem dos indivíduos extremamente pobres em todo o mundo até 2015. Isto significa que os países signatários estabeleceram conjuntamente para si a meta de reduzir, até 2015, o número das pessoas que sofrem de fome crônica de 800 milhões para 400 milhões.
Este objetivo é muito ambicioso e, quem sabe, até mesmo utópico. Em maio de 2004, a Ação Agrária Alemã (Deutsche Welthungerhilfe) anunciou que o número das pessoas desnutridas diminui a cada ano apenas em 2,1 milhões. Para atingir a meta da Cúpula Mundial da Alimentação, realizada em 2002 em Roma, este processo teria que ser 12 vezes mais rápido. Só se a cada ano 26 milhões de pessoas deixassem de passar fome, seria possível atingir o Objetivo do Milênio em 2015.
Com o Programa de Ação 2015, iniciado em 2001, a Alemanha participa no combate à pobreza e contribui, assim, para o cumprimento desta tarefa comum internacional. Nisto, o governo federal se orienta pelas oito Metas de Desenvolvimento do Milênio estabelecidas pelas Nações Unidas para o ano de 2015, cujo objetivo global consiste em reduzir de forma sustentável a pobreza extrema em todo o mundo.
Para mais informações sobre o Programa de Ação 2015, consulte as seguintes páginas na Internet:
|